A córnea é um tecido transparente, fino e resistente localizado na parte anterior do olho. É a primeira interface que a luz atravessa. Ela permite a entrada da luz e executa dois terços das tarefas de foco, seguida da íris (área colorida do olho), e da pupila. A córnea é avascular, sendo nutrida pelo humor aquoso, pelo filme lacrimal, e por difusão de vasos presentes no limbo.
Possui três funções principais:
-Transmitir luz;
- Refração: a córnea é uma das estruturas do olho com maior responsabilidade sobre o assim chamado grau do paciente. A refração, isto é, o grau dos óculos, depende da curvatura da córnea;
- Proteger a parte anterior do olho sem comprometer o sistema óptico, funcionando como barreira para agentes externos.
A boa visão é consequência também da transparência desta estrutura. Algumas patologias estão associadas à curvatura da córnea, como o ceratocone; e outras, à saúde da córnea, como úlceras, degenerações, distrofias, entre outras.
A estrutura da córnea:
A face anterior da córnea é convexa, asférica e elíptica, medindo aproximadamente 12,6 mm no meridiano e é recoberta pelo filme lacrimal. Já a face posterior é côncava e constitui o limite externo da câmara. Pela sua circunferência, relaciona-se com a conjuntiva, episclera, esclera e as vias de drenagem do humor aquoso.
A curvatura da face anterior não é uniforme, apresenta uma curva na região central mais plana do que na região periférica. Em relação a sua espessura, é maior do centro para a periferia. A média da espessura corneana é de 530µm. Seu raio de curvatura médio está em torno de 7,8 mm na superfície anterior da região central, e de 6,6 mm na superfície posterior.
A córnea é constituída por cinco camadas, sendo Epitélio, Membrana de Bowman, Estroma, Membrana de Descemet e Endotélio:
- Epitélio: é a primeira camada da córnea (de frente pra trás), e é a única capaz de se regenerar sozinha. Isto é, consegue se refazer quando lesada. Essas células apresentam-se bem unidas e selecionam a entrada de fluidos. Qualquer lesão nesta região provoca muita dor, pois as terminações dos nervos corneanos estão colocados bem superficialmente, servindo como um sistema de defesa para o órgão.
- Membrana de Bowman: é uma zona acelular, localizada abaixo do epitélio. É muito resistente a traumas e serve como barreira contra os microrganismos.
- Estroma: é a camada mais espessa da córnea, ocupa cerca de 90% da espessura total. É composto basicamente por fibras de colágeno e células. É responsável por sustentar a células, conhecido como tecido conectivo.
-Membrana de Descemet: funciona como membrana basal do endotélio. Está localizada posteriormente ao estroma e aumenta de espessura ao longo dos anos.
- Endotélio: é uma monocamada de células disposta em padrão mosaico, é a última camada da córnea (a mais interna). Ele recebe oxigênio pelo humor aquoso e, sua maior função é servir como bomba de água para a córnea, deixando-a com uma hidratação adequada. Com a idade, há uma diminuição do número de células endoteliais. Quando uma delas morre, as restantes se expandem, cobrindo a área vaga. Quando o endotélio começa a se tornar ineficiente devido a um número grande de células mortas, ocorre um edema estromal e, consequentemente, baixa de visão.